Engine Preparation

12 Sep

Hoje passamos o dia em Conselheiro Lafaiete, no hangar da UFMG, preparando o motor do CEA-308 para a ultima (assim eu espero) campanha de ensaios antes da tentativa do recorde mundial. Eu (acompanhado do Mateus), Robson, Paulo Cesar (acompanhado do Vitor) e o Gunar (acompanhado da Regina) trabalhamos de 9:30 da manhã até as 6:30 da tarde. Tinhamos retirado os cabeçotes do motor para ajuste da sede de válvulas\, trabalho que foi feito – magistralmente – pelo Robson. Para o acionamento o motor não gastou mais que meia-volta no starter para pegar. Neste primeiro acionamento, sem os dutos de refrigeração dos cilindros, não tivemos mais que 5 minutos até que as temperaturas alcançassem seus limites. Em um segundo acionamento, com os dutos de refrigeração, já tivemos mais tempo para levar a hélice fabricada pelo Craig Catto – CA – USA, até o seu limite máximo de rotação. Bem, agora temos vários detalhes para ajustar no avião antes de levá-lo para a pista novamente…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: