Há onze anos atrás…

11 Sep

Estamos criando este blog para começar a registrar o final de uma história… Uma história que começou a mais de onze anos atrás, mas que só agora se aproxima de um final. Se um final vai chegar, ainda não sabemos, bem provável que mesmo chegando a um final, vamos dar um jeito de começar outra história… Mas estou sentindo que agora vale a pena começar a escrever esta história.

Esta é a história de um sonho, o sonho de ser o mais rápido do mundo. Pisar onde ninguem antes pisou parece ser um desejo inerente a natureza humana. Quebrar um recorde é uma forma de ir onde nunca ninguem foi e por isso, há mais de onze anos perseguimos esta proeza.

O desafio é conseguir estabelecer o recorde mundial de velocidade na menor categoria de aeronaves do mundo. Classificada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) a categoria C1a0 agurpa as aeronaves propulsionadas com motor de combustão interna e hélice, com peso máximo de decolagem menor que 300kgf.

O projeto deste avião foi meu trabalho de graduação, defendido em 1999, sua construção aconteceu entre os anos de 2000 e 2001. Voamos em 2002, mas por problemas financeiros paramos o projeto após uma falha no grupo-motopropulsor do avião. Em 2005 o Cmte. Gunar Armin se juntou o projeto, e com novo fôlego iniciamos a reconstrução do protótipo, agora com um novo motor mais adequado ao propósito do avião.

Nesta nova etapa realizamos algumas campanhas de ensaios em vôo, que provaram que o avião é capaz de quebrar não apenas um, mas três recordes mundiais na sua categoria. É por isso que agora começamos uma nova etapa neste projeto, a homologação deste recordes!

Neste blog, além das novidades sobre a homologação deste recorde, vamos postar também alguns detalhes sobre a história deste projeto. Espero que todos gostem!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: